Eid Mubarak

ramadan-2386846_1920

                                                                                                   Eid Mubarak (pixabay.com)

Nos dias 25, 26 e 27 de junho diversas regiões da cidade estarão em festa comemorando o Ramadã, ou seja, o fim do jejum dos muçulmanos. A celebração se chama Eid Mubarak, que em árabe significa Festival abençoado.

Desde o dia 28 de março deste ano, os seguidores do Corão não comem, nem bebem desde o amanhecer até o por-do-sol. E aqui no UK, com dias mais longos, foram cerca de 19 horas de jejum por dia. Não é para qualquer um.

Nos bairros muçulmanos aqui em Manchester, cartazes e faixas preparam o povo para os festejos. Haverá feiras gastronômicas, música, dança e demais atividades ligadas à cultura islâmica. Além de orações, claro. Grandes redes de supermercados vendem diversos produtos com rótulos comemorativos ao evento, escrito em árabe.

Tenho muito que aprender sobre essa cultura. Em Manchester vivem cerca de 80 mil muçulmanos, 15% do total de residentes no UK. E a convivência, assim como com outras tribos minoritárias, é (relativamente) pacífica. Bacana. E apesar da tensão pelos recentes atentados (muçulmano atacando ingleses e inglês atacando mesquita), a tolerância prevalece. Mesmo com medo. Em menor escala, mas ainda presente. Não é para qualquer um.

*O inverno, quer dizer, o verão, começou na última quarta-feira dia 21. E após uma semana de sol e temperaturas (intensas) de 28ºC, hoje teve máxima de 16ºC. Minha pele se confunde!

Anúncios

Um comentário sobre “Eid Mubarak

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s