Desorientação e paz

DSC01557

Imperial War Museum North, Manchester – lwg

O Imperial War Museum North é mais um espaço imperdível em Manchester. Criado em março de 1917, ainda durante a 1º Guerra Mundial, mantém um importante acervo sobre guerras, Holocausto, Winston Churchill, Battle of Britain, Dia D, e outros temas. História, memória e modernidade. Novamente, olhar o passado para construir o futuro.

IMG_20171104_143233889

O prédio atual foi construído em 2002 pelo renomado arquiteto polonês Daniel Libeskind (Jewish Museum Berlim e Ground Zero NY). O conceito original era transmitir ao público a ideia do mundo divido pelas guerras (ar, terra e água), e que nunca mais será o mesmo. A desorientação dos visitantes no museu é proposital. Guerras desconsertam. Entendê-las nos pacificam.

Além das mostras permanentes está em cartaz a retrospectiva do artista inglês Wyndham Lewis: Life, art, War. Ele é considerado um dos precursores do vorticismo – estética que agrega ação e movimento à pintura, escultura e literatura.

Durante minha visita ficou clara a referência ao papel do povo e o aspecto humano durante os conflitos. Experiências e relatos pessoais sempre tornam a história, memória viva. Que tal?

Imperial War Museum North
The Quays, M17 1TZ
Entrada franca

*Castelo de cartas, parte 2: além do ex-secretário Fallow (envolvido em denúncias de assédio sexual), agora a ministra inglesa de Cooperação Internacional, Priti Patel, pede demissão do cargo. Why? Realizou reuniões não oficiais com líderes políticos em Israel durante seu período de férias (o que é considerado uma falta grave no código de conduta ministerial). O que move homens e mulheres são motivos bem diferentes, não?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s